quinta-feira, 4 de março de 2010

Na linha do trem



É engraçado dizer que pego trem todos os dias para estudar. Ironia do destino ou nao, antes eu tinha relatado que nao tinha nascido para isso. Mas por necessidade, terei que me habituar a isso. Percebi entao, a luta de milhares de trabalhadores que dependem dele todos os dias e a forma como é utiliado. Me assustei com algumas cenas que vi, entre elas um garoto pulando a janela para pegar lugar e outras pessoas quase se matando pra entrar e conseguir se sentar. Bom, realmente nao se pode chamar de conduçao, porque alguns estao em pessimas condiçoes de uso. Como a viagem é longa, posso perceber varias coisas. As pessoas que dormem devido ao cansaço, os vendedores ambulantes que passam de vagao em vagao nos "oferecendo" produtos mais baratos que nas lojas, alguns de forma convincente e outros um pouco timidos, as pessoas deficientes que nos pedem uma pequena "contribuiçao", os que vao lendo pra passar o tempo, e tantos outros que tem como rotina, a necessidade de andar de trem. Na maioria das vezes esta tao lotado que nao tem como entrar, mas as pessoas emprurram mais e mais.. Agora paro e penso: essas pessoas precisam colocar comida em casa, e tem que depender de outros para tal. E eu apenas começando a tudo isso. É como se eu agora tivesse na "vida real" e que antes era só imaginario. Mas nao. Apenas nao estava precisando disso. Quem sabe um dia, alguem resolva olhar para aqueles trabalhadores e estudantes e consiga mudar essa situaçao, colocando um meio de transporte decente, para pessoas decentes, seres humanos, seres pensantes...

Um comentário:

  1. Veja como Deus faz as coisas...
    Eu critiquei quando você escreveu que não nasceu pra andar de trem, pois era coisa de povão...
    Agora você depende do trem, e faz parte do povão. E faz pré-vestibular público, assim como eu e muitos outros que, independente de ter ou não dinheiro ou uma situação econômica, social, ou ter tido uma educação melhor, são seres humanos e cidadãos que merecem o memso respeito.
    A humildade é essencial para que não pensemos ser melhor que os outros, pois às vezes temos que descer pra aprender que somos todos iguais perante a Deus.
    Mas sendo humilde de coração, você também poderá ser exaltada por Deus. Basta reconhecer que não somos nada sem Ele, e que só Ele tem o poder pra mudar toda e qualquer situação.
    Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo. Que Deus te abençoe!

    Obs: E você não pode associar o ''pedir contribuição'' com ''pessoas deficientes'', pois pessoas saudáveis também pedem.
    Isso é preconceito e discriminação"

    ResponderExcluir